Ir para conteúdo principal

Taxa nominal, taxa efetiva e taxa equivalente

taxa nominal taxa efetiva taxa equivalenteExistem muitas nomenclaturas e tipos de taxas. Já escrevi sobre taxa aparente, taxa real e taxa interna de retorno e hoje vou escrever sobre taxa nominal, taxa efetiva e taxa equivalente. Vamos responder a dúvidas comuns como o que é cada uma, qual a diferença entre elas, como calcular as taxas e como transformar uma para outra.

Taxa Nominal e Taxa Efetiva

A taxa nominal é uma taxa de referência e não é utilizada para fazer cálculos. Para fazer contas é preciso passar a taxa nominal para taxa efetiva. Suponha que você contrate um empréstimo e o gerente informa que a taxa de juros é de 36%a.a (taxa nominal), capitalizada mensalmente. Ora, se é capitalizada mensalmente a taxa de juros deve ser ao mês. Vamos passar a taxa anual para mensal.
taxa nominal taxa efetiva taxa equivalente
Sabemos agora que a taxa mensal é 3%a.m (taxa efetiva mensal). O gerente nos informou que a taxa era de 36%a.a capitalizado mensalmente, mas sabemos que essa taxa não é efetiva, então como calcular a taxa efetiva desse empréstimo? Basta aplicarmos agora uma regra simples usando a taxa efetiva mensal.
taxa nominal taxa efetiva taxa equivalente
Descobrimos então que ao final de 1 ano você vai pagar 42,57% e não 36%. Por isso a taxa nominal é uma referência e não é utilizada nas contas. A taxa utilizada para fazer os cálculos é a taxa efetiva.

Taxa Equivalente

A taxa equivalente, que inclusive já calculamos no nosso exemplo anterior, é a taxa que aplicada durante o mesmo período de tempo e período de capitalização distintos produzem a mesma taxa.
taxa nominal taxa efetiva taxa equivalente
A fórmula acima é para passar taxa anual para taxa equivalente mensal. Caso queira passar de outros períodos basta colocar o período maior no lugar do anual e o período menor no mensal e no lugar do 12 colocar a quantidade de períodos do menor que é equivalente ao maior. Por exemplo, passar a taxa nominal semestral para taxa efetiva trimestral.
taxa nominal taxa efetiva taxa equivalente