Ir para conteúdo principal

Tabela SAC – Sistema de Amortização Constante

A tabela SAC é um sistema de amortização cuja cota de amortização é constante e as prestações são decrescentes durante o prazo do financiamento. No Brasil, a maioria dos financiamentos imobiliários são feitos utilizando a tabela SAC como método de cálculo das parcelas. Além do financiamento de imóveis, a tabela SAC é bastante utilizada para empréstimos e financiamentos para empresas.
calculadora online de tabela sac

Como calcular Tabela SAC

Para montar a tabela SAC, precisamos de três dados: capital financiado, prazo e taxa de juros. O primeiro elemento da tabela SAC que vamos calcular é a quota de amortização, representada pela letra “Q”. Após calcular a cota de amortização, temos que calcular os juros incidentes sobre o saldo devedor. Tendo esses dois elementos, quota e juros, calculamos a prestação. Por último calculamos o saldo devedor, que vai formar uma P.A – Progressão Aritmética. Veja como calcular cada elemento:

Calcular quota de amortização

A quota de amortização é calculada dividindo o valor do financiamento (C) pelo prazo (n).
Quota tabela sac

Calcular juros

Os juros da tabela SAC sempre incidem sobre o saldo devedor e é calculado pelo produto da taxa de juros (i) com o saldo devedor (SD).
juros tabela sac

Calcular prestação

A prestação é dada pela soma da quota de amortização com os juros.
prestação tabela sac

Calcular saldo devedor

O saldo devedor é dado pelo saldo devedor anterior menos a quota de amortização.
Saldo devedor tabela sac

Como montar a tabela SAC

A montagem da tabela SAC é simples, desde que se calculem todos os valores corretamente. É comum haver ‘erros’ devido a arredondamentos, mas são valores insignificantes. Caso haja erro grosseiro, toda a tabela ficará comprometida, visto que os cálculos são feitos a partir do resultado do período anterior.

Exemplo de tabela SAC

João tomou um empréstimo de R$1.000,00 para pagar em 10 prestações mensais a taxa de juros de 1%a.m. Monta a tabela SAC dessa operação.
Primeiro, vamos calcular a quota de amortização, depois os juros, prestação e saldo devedor.
tabela sac exemplo
Para facilitar e auxiliar as pessoas, criei uma calculadora online de tabela SAC. Devo lembrar que a calculadora pode apresentar divergências devido a questões de arredondamento e que seu uso não serve de prova, nem deve ser usado para determinar valor exatos de empréstimos e financiamentos. A calculadora de tabela SAC considera o regime de juros composto com capitalização diária.
calculadora online de tabela sac