Ir para conteúdo principal

Celsius, Fahrenheit e Kelvin

Índice

O QUE É CELSIUS, FAHRENHEIT E KELVIN

Celsius, Fahrenheit e Kelvin são unidades de medida da temperatura, sendo que cada uma possui suas particularidades.

Dessa forma, saber como converter entre as unidades é o mais importante, visto que pode ser necessário em outros assuntos como dilatação térmica.

CELSIUS

A escala grau Celsius teve como referência o comportamento da água ao nível do mar. No ponto de fusão, congelamento da água, foi definida a temperatura de 0°C e no ponto de ebulição, evaporação da água, foi dada a temperatura de 100°C.

FAHRENHEIT

A escala grau Fahrenheit foi criada por Daniel Gabriel Fahrenheit. A referencia de Fahrenheit para determinar esta escala foi a temperatura de congelamento de uma mistura de água e sal como sendo 0°F e a temperatura de um homem saudável como temperatura máxima 96°F.

Desta forma, em comparação com a escala grau Celsius a temperatura de congelamento da água é de 32°F (0°C) e o ponto de ebulição ocorre em 212°F (100°C).

KELVIN

A escala Kelvin foi obtida a partir do estudo dos gases. Foi estabelecido que a menor temperatura possível de qualquer corpo seria o 0 K, que ficou conhecido como zero absoluto. Por isso, esta escala é amplamente utilizada no estudo do comportamento dos gases.

Ademais, a escala Kelvin não possui o ‘grau’ como acontece nas escalas Celsius e Fahrenheit.

CALOR E TEMPERATURA

Calor é a transferência de energia térmica entre corpos com diferença de temperatura. A temperatura mede o grau de agitação das moléculas, quanto mais agitadas maior será a temperatura.

Assim, quando corpos com diferentes temperaturas são misturados eles tendem a transferir calor até igualarem a temperatura, buscam o equilíbrio da temperatura.

Esse fenômeno é fácil de identificar quando colocamos gelo em um copo com refrigerante quente. O calor transferido do refrigerante para o gelo faz o gelo derreter, e essa transferência de calor faz o refrigerante esfriar.

COMO CONVERTER

É possível transformar qualquer das escalas de temperatura de uma para outra. A fórmula da relação entre Celsius, Fahrenheit e Kelvin é:

Fórmula Celsius, Fahrenheit e Kelvin

Celsius para Fahrenheit

A fórmula para transformar Celsius para Fahrenheit é:

Celsius para Fahrenheit

Celsius para Kelvin

A fórmula para transformar Celsius para Kelvin é:

Fahrenheit para Celsius

A fórmula para transformar Fahrenheit para Celsius é:

Fahrenheit para Celsius

Fahrenheit para Kelvin

A fórmula para transformar Fahrenheit para Kelvin é:

Fahrenheit para Kelvin

Kelvin para Celsius

A fórmula para transformar Kelvin para Celsius é:

Kelvin para Fahrenheit

A fórmula para transformar Kelvin para Fahrenheit é:

Kelvin para Fahrenheit

VÍDEO AULA

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

  1. Transforme 104 °F em Celsius e Kelvin.

    Exercício 01

    Para resolver esse exercício, utilizamos as fórmulas de converter Fahrenheit para Celsius e Fahrenheit para Kelvin. Entretanto, depois de calcular a temperatura em Celsius, poderíamos ter utilizado a fórmula de Celsius para Kelvin, que é mais simples.

  2. Qual a temperatura do ponto de fusão e ebulição nas escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin?

    Ponto de fusão da água: 0 °C; 32 °F; 273 K.
    Ponto de ebulição da água: 100 °C; 212°F; 373 K.

MATERIAL COMPLEMENTAR