Como calcular juros composto

O juros composto é bastante utilizado pelos bancos e é um dos motivos dos bancos serem tão lucrativos. Aqui vou ensinar como calcular juros composto e você verá que faz uma grande diferença em relação ao juros simples.

Antes de aprender a calcular juros composto vou ensinar rapidamente como passar porcentagem para decimal. Se você ja sabe fazer, então pule essa parte.
Para passar porcentagem para decimal basta dividir a porcentagem por 100.

Exemplo:
10% = 0,10
12,4% = 0,124
4% = 0,04

Sabendo disso vamos agora aprender como calcular o juros composto.
A fórmula é:

como calcular juros composto

A ídeia é encontrar o montante(M) e subtrair o capital(C), assim teremos o valor do Juros Composto. O juros composto também é chamado de juros sobre juros, pois o juros são calculados sobre o montante acumulado até o período anterior. Veja a tabela seguinte:

como calcular juros composto

Isso foi um exemplo usando somente 5 periodos. Imagine quanto não renderia durante um período de tempo bem maior como para calcular financiamento de uma casa em 240 ou 360 meses.

Agora que já aprendeu como calcular juros composto, resolva exercícios! Resolver exercícios é a melhor maneira de fixar o que você já aprendeu.

One Comment

  1. […] capital C aplicado durante n período de tempo, a uma taxa i em regime de juros composto se transformará em um montante […]

Escreva seus Comentários