Ir para conteúdo principal

Tipos de movimento

São 3 tipos de movimentos considerados na cinemática:
Movimento acelerado é quando o módulo da velocidade é sempre crescente com a variação do tempo. São duas situações possíveis em que o movimento será considerado acelerado. Veja a tabela:
Movimento acelerado                                  Movimento acelerado
V > 0                                                                            V < 0
α > 0                                                                             α < 0
Observe que para ser movimento acelerado, a velocidade e a aceleração tem que ter o mesmo sinal. Se a velocidade for positiva, a aceleração também tem que ser positiva. Se a velocidade for negativa, a aceleração também tem que ser negativa.
Movimento retardado é quando o módulo da velocidade é sempre decrescente com a variação do tempo. São duas situações possíveis em que o movimento será considerado retardado. Veja a tabela:
Movimento retardado                       Movimento retardado
V > 0                                                                      V < 0
α < 0                                                                       α > 0
Observe que para ser movimento retardado, a velocidade e a aceleração tem que ter sinais opostos. Se a velocidade for positiva, a aceleração tem que ser negativa. Se a velocidade for negativa, a aceleração tem que ser positiva.
Movimento uniforme é quando a velocidade é constante e diferente de zero, com a variação do tempo. No movimento uniforme a aceleração é sempre zero, não existe variação da velocidade.