Ir para conteúdo principal

Regra de Três Simples

regra de três simples

Para fazer regra de três simples temos que saber o conceito de Grandeza. Grandeza é tudo aquilo que pode ser medido. A regra de três simples é muito cobrada em provas e serve inclusive para calcular juros e porcentagem.

O que é regra de três simples

Regra de três simples é um método matemático para calcular um valor de uma grandeza a partir da relação existente com outra grandeza. Em uma regra de três simples há somente duas grandezas envolvidas das quais temos 4 valores e desses conhecemos somente 3. A partir dos 3 valores conhecidos aplicamos regra de três para encontrarmos o outro valor.

Conteúdo Relacionado:

Como montar uma regra de três simples?
O primeiro passo é identificar as duas grandezas envolvidas e seus respectivos valores. Organize as grandezas em uma tabela, colocando as duas grandezas uma cada coluna e logo abaixo delas coloque os seus valores correspondentes.
O segundo passo é para descobrir se é uma regra de três simples diretamente ou inversamente proporcional. Para isso coloque uma seta na grandeza da incógnita. Se as grandezas forem diretamente proporcionais coloque a seta na outra grandeza no mesmo sentido e se forem inversamente proporcionais coloque uma seta em sentido contrario na outra grandeza.
Agora é só montar e resolver a equação.

Exemplo de Regra de Três Simples Diretamente Proporcional

Regra de 3 simples e11
Regra de 3 simples e12

Um professor cobra R$120,00 por 3 horas de aula particular. Uma aluna que contratou 5 horas de aula com ele vai pagar quanto?
Solução passo a passo:
Grandezas: horas(tempo) e custo(dinheiro)
Note que temos duas grandezas e 3 valores conhecidos. Vamos montar a tabela:

Agora devemos colocar a seta nas grandezas. Primeiro colocamos a seta na grandeza com a incógnita – Custo. Pode colocar a seta para cima ou para baixo, a escolha é sua. Vou colocar a seta para cima. Para identificar se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais faça a seguinte pergunta: “quanto mais horas maior o custo?”. Se sim, então são diretamente proporcionais e a seta deve ser no mesmo sentido, senão são inversamente proporcionais e a seta deve ser colocada no sentido oposto. No nosso caso é sim.

Regra de 3 simples e13

Por serem diretamente proporcionais podemos simplesmente colocar em forma de fração e resolver.

Exemplo de Regra de Três Simples Inversamente Proporcional

Regra de 3 simples e21
Regra de 3 simples e22
Regra de 3 simples e23

Um carro a 50Km/h faz um percurso em 5 horas. Para fazer o mesmo percurso em 3 horas qual deve ser a velocidade do carro?
Solução Passo a Passo:
Grandezas: velocidade e tempo.

Para saber se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais faça a pergunta: “quanto maior a velocidade maior o tempo?” Nesse caso é não, quanto maior a velocidade menor será o tempo gasto. Então colocamos as setas em sentidos opostos.

Como são inversamente proporcionais, vamos deixar na forma de fração e inverter a fração da grandeza inversamente proporcional.