Ir para conteúdo principal

Multiplicação de fração

Índice

O QUE É FRAÇÃO?

Fração é uma maneira de expressar parte de um número. Dessa forma, a parte de baixo, denominador, divide a parte de cima, numerador, em partes iguais.

Sendo a fração a representação de um número qualquer, podemos aplicar todas as operações matemáticas, tais como adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.

Assim como a porcentagem pode representar um número maior do que 100%, a fração também pode expressar um número maior do que seu inteiro. Nesses casos, o numerador é maior do que o denominador.

COMO FAZER MULTIPLICAÇÃO DE FRAÇÕES?

Para multiplicar frações, multiplique numerador com numerador e denominador com denominador, ou seja, a parte de cima multiplica com a parte de cima e a parte de baixo multiplique com a parte de baixo. Sendo assim, é desnecessário calcular MMC da fração.

FRAÇÃO DE FRAÇÃO

Uma das operações mais comuns de aparecer é fração multiplicando fração. Para resolver esses problemas, multiplicaremos os numeradores pelos numeradores e os denominadores pelos denominadores.

EXEMPLOS

A fim de facilitar a visualização, separei o numerador e o denominador por cor. Assim, o numerador está de azul e o denominador de verde. Observem que multiplicamos somente numerador com numerador e denominador com denominador.

Como multiplicar fração

Dessa maneira, independentemente da quantidade de frações, a forma de resolver é a mesma.

FRAÇÃO E NÚMERO INTEIRO

Sabendo que todo número inteiro é também uma fração com denominador igual a 1, podemos utilizar o método acima para resolver. Entretanto, basta multiplicar o número inteiro pelo numerador e manter o denominador.

EXEMPLO

Observe como é feito a multiplicação de fração com números inteiros.

Exemplo de multiplicação de fração com número inteiro

COMO SIMPLIFICAR FRAÇÕES?

A simplificação de fração é um método que reduz a quantidade e complexidade das contas de multiplicação. Dito isto, para simplificar frações, siga os passos abaixo:

  1. encontre um número em que tanto o numerador quanto o denominador sejam divisíveis por ele;
    1. dica: na maioria dos casos, é possível dividir por 2, 3, 5, 7;
  2. divida o numerador e o denominador por esse número;
    1. dica: pode ser o numerador e denominador de qualquer das frações que estejam se multiplicando;
  3. repita esse processo até ser impossível continuar.

EXEMPLO

Utilizando as mesmas frações do exemplo anterior, veja como facilita a conta ao simplificar as frações.

Exemplo de simplificação de fração

No primeiro passo, dividimos o numerador e denominador de vermelho por 2 e o de azul por 3. Em seguida, repetimos o processo e dividimos os números em vermelho por 2 novamente. Por fim, obtivemos o resultado simplificado.

COMO TRANSFORMAR FRAÇÃO EM DECIMAL E PORCENTAGEM

A transformação de fração em decimal e porcentagem necessária em diversos exercícios. Veja como fazer a transformação em cada caso:

FraçãoDecimalPorcentagem
36/84,50450%
57/69,50950%
15/800,187518,75%

VÍDEO AULA

O vídeo abaixo, ensina através de exemplos. Configurei para iniciar na parte da multiplicação, mas fique à vontade para assistir inteiro.

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

  1. Quanto é 5/8 de 9/7?

    Para resolver esse exercício, vamos multiplicar as frações, sendo que numerador com numerador e denominador com denominador.
    Numeradores: 5 . 9 = 45
    Denominadores: 8 . 7 = 56
    Portanto, a resposta é 45/56.

  2. Calcule o resultado da multiplicação entre 48/8 e 2/24.

    Ao perceber que todos os números são pares, é certeza que é possível simplificar a fração. Nesse caso, poderia simplificar por 2 diversas vezes, mas vamos simplificar o numerador 48 e o denominador 24 por 24. Além disso, simplificaremos 8 e 2 por 2.
    48/8 . 2/24
    2/4 . 1/2
    Ainda podemos simplificar por 2 antes de multiplicar as frações.
    1/2 . 1/2 = 1/4

Resolva os exercícios de multiplicação de fração abaixo.

Exercícios de como multiplicar fração

MATERIAL COMPLEMENTAR