Ir para conteúdo principal

Força peso – O que é? Como calcular?

Força pesoVocês sabiam que existe uma força que nos empurram para baixo? Essa é a força peso. É graças à ação da força peso que conseguimos manter os pés no chão.

Fórmula da força peso

A fórmula da força peso é uma variação da 2ª Lei de Newton. Segundo a definição, força é diretamente proporcional ao produto da massa pela sua aceleração. Aplicando esse conceito para a força peso, temos que:
Fórmula da força peso
Legenda:
P: Força Peso (N)
m: massa do corpo (Kg)
g: aceleração da gravidade (m/s²)

Aceleração da gravidade

Assim como quando pisamos no acelerador do carro, ao soltarmos um objeto no ar ele vai sofrer um aceleração gerada pela enorme massa da Terra. O valor da aceleração da gravidade varia de acordo com a massa do corpo responsável por gerar, quanto maior a massa maior será a aceleração. Na Terra, a aceleração é de aproximadamente 9,8 m/s². Muitos exercícios de força peso arredondam esse valor para 10m/s², mas se nada for dito considere 9,8 m/s².
Na física, peso e massa não tem o mesmo significado. Apesar de no nosso dia a dia falarmos como se fossem a mesa coisa, na verdade não são. Na física, peso é uma força de atração que um corpo exerce sobre o outro e massa é uma constante de um corpo. Podemos dizer que massa é uma constante porque não importa onde esteja a massa do corpo será constante. O mesmo não acontece com a força peso que altera dependendo da aceleração da gravidade. Quando subimos em uma balança, então estamos medindo nossa massa e não nosso peso.

Força normal

A força normal é uma força de reação. Segundo a 3ª Lei de Newton, para toda ação existe uma reação de mesma força e sentido oposto. No caso da força normal, quando há um corpo sobre uma superfície fazendo força peso para baixo, a força normal será de mesma intensidade da força peso e com sentido oposto.