Ir para conteúdo principal

Corrente elétrica

Índice

O QUE É CORRENTE ELÉTRICA?

Corrente elétrica é uma corrente que transporta cargas elétricas através de materiais condutores elétricos. Para que se incie uma corrente elétrica, é necessário a existência de uma tensão elétrica, que é gerada pelo campo elétrico e também é chamada de diferença de potencial elétrico (ddp).

CORRENTE ALTERNADA E CONTÍNUA

Existem dois tipos de corrente elétrica:

Corrente alternada e contínua

Além disso, podemos classificar o sentido da corrente elétrica em dois tipos:

EXEMPLO DE CORRENTE ELÉTRICA

Considere um controle remoto que funciona com pilha. Assim que inserimos a pilha no controle remoto, será gerada uma corrente elétrica que partirá de uma das extremidades da pilha, percorrerá a placa interna do controle remoto e chegará na outra extremidade da pilha.

Da mesma forma, podemos citar a lâmpada, visto que a corrente elétrica inicia sua jornada carregando as cargas elétricas até a lâmpada, faz ela funcionar e continua até chegar no outro polo.

FÓRMULA DA CORRENTE ELÉTRICA

A fórmula da corrente elétrica mede a quantidade de cargas elétricas que passa pelo condutor em determinado espaço de tempo. Além disso, podemos citar outras fórmulas relacionadas com a corrente elétrica.

Fórmula da corrente elétrica

Dessa forma, a fórmula da corrente elétrica é a razão da carga elétrica pela variação do tempo, sendo que a unidade de medida é ampère (A).

CONTINUIDADE DA CORRENTE ELÉTRICA

Em um condutor ideal, em que não há dissipação, a intensidade da corrente elétrica permanece constante. Entretanto, se houver mais de um caminho pelo qual a corrente elétrica possa fluir, a intensidade da corrente elétrica será dividida entre eles, de modo que a soma da divisão dessas correntes será igual a intensidade da corrente antes da divisão.

Continuidade da corrente elétrica

VÍDEO AULA

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

  1. Uma corrente elétrica de intensidade igual a 5 A percorre um fio condutor. Determine o valor da carga que passa através de uma secção transversal em 1 minuto.

    O primeiro passo é organizar os dados:
    i = 5 A
    Δt = 1 minuto = 60 segundos

    Em seguida, vamos usar a fórmula para calcular a carga elétrica:
    i = |Q| / Δt
    5 = |Q| / 60
    |Q| = 300 C

    Assim, em 1 minuto transitaram 300 C de carga elétrica pelo fio.

  2. O que é corrente elétrica?

    É o fluxo de cargas elétricas através de materiais condutores elétricos.

  3. Qual a relação entre corrente elétrica e tensão elétrica?

    A carga elétrica só flui pela existência de um diferença de potencial (ddp), também chamada de tensão elétrica. Dessa forma, se ligarmos, por um fio condutor de eletricidade, dois corpos carregados com a mesma carga elétrica não haverá corrente elétrica, visto que não há tensão elétrica em as extremidades do fio.

MATERIAL COMPLEMENTAR