Ir para conteúdo principal

Velocidade exercícios resolvidos

Velocidade é a medida do deslocamento de um corpo em função do tempo. Dessa forma, quanto maior o deslocamento e menor for o tempo gasto maior será a velocidade. Portanto, a velocidade é diretamente proporcional ao deslocamento e inversamente proporcional ao tempo.

FÓRMULAS DA VELOCIDADE

Artigos relacionados:

Um veículo parte do km 30 e chega ao km 250 em 4 horas. Calcule a velocidade média do veículo?

Primeiro vamos calcular a variação do espaço percorrido pelo veículo. Fazemos isso, subtraindo o espaço final menos o espaço inicial.
Assim, devemos subtrair 250 – 30, que resulta em um percurso de 220 km.
Tendo em vista que o exercício já informou o tempo gasto para percorrer o percurso, basta aplicarmos a fórmula da velocidade média. A velocidade é a distância 220 dividida pelo tempo gasto.
V = 220 / 4
V = 55 km/h

Um projétil percorre um trajeto de 800m em apenas 4s. Qual a velocidade média desse projétil?

Esse exercício é bem direto, pois no enunciado já é informado qual o espaço percorrido e qual o tempo gasto. Com esses dados, basta aplicar a fórmula.
V = 800 / 4
V = 200 m/s

Em uma viagem, o avião sai da cidade A e chega à cidade B em 5 horas. Calcule a velocidade média do avião, sabendo que a distância percorrida pelo avião foi de 1.800 km.

Apesar de o enunciado enrolar um pouco no início falando sobre cidade A e B, ao final foi informado o espaço percorrido pelo avião. O tempo gasto na viagem também foi informado no enunciado, portanto só resta aplicar a fórmula da velocidade média.
V = 1800 / 5
V = 360 km/h

Um veículo que está há 90km/h, inicia um aceleração constante de 20m/s². Calcule a velocidade do veículo após 20 segundos.

Nesse exercícios, temos que prestar atenção no fato de que a velocidade está em km/h (quilômetros por hora), a aceleração em m/s² (metros por segundo ao quadrado) e o tempo percorrido em s (segundos). Desse modo, temos que deixar todos nas mesmas unidades de medida. Vamos passar a velocidade de km/h para m/s. Para isso, temos que dividir por 3,6.
Logo, sabemos que a velocidade de 90km/h é igual a 25m/s.
Esse exercício trata de velocidade instantânea e envolve aceleração. A fórmula que iremos utilizar é da velocidade em função do tempo – a famosa fórmula “vovó a toa”.
Vf = Vi + a.t
Já temos todos os dados necessários para resolver o problema. Sabemos a velocidade inicial em m/s, a aceleração e o instante (tempo) em que se deseja saber a velocidade do veículo. Concluindo, vamos substituir na fórmula.
Vf = 25 + 20.20
Vf = 25 + 400
Vf = 425 m/s
Portanto, a velocidade no instante t = 20 s é igual a 425 m/s.
Em complemento, se o exercício perguntasse a resposta em km/h, bastava pegar a velocidade que calculamos e multiplicar por 3,6.
Vf = 425 . 3,6
Vf = 1530 km/h

Uma pessoa caminha há 1,5m/s e começa a acelerar constantemente há 0,5m/s² durante 5s. Calcule a velocidade após os 5s.

Temos uma situação semelhante ao exercício anterior, porém não precisaremos converter as unidades de medida. Em vista disso, o que resta fazer é utilizar a fórmula da velocidade instantânea.
Vf = Vi + a.t
Vf = 1,5 + 0,5 . 5
Vf = 1,5 + 2,5
Vf = 4 m/s