Energia Cinética – Exercícios Resolvidos Passo a Passo

Energia cinética é dada pelo produto da massa pelo quadrado da velocidade dividido por dois, portanto a energia cinética é a energia de um corpo em movimento. Lembrando que a massa deve estar em quilogramas (Kg) e a velocidade em metros por segundo (m/s), dessa forma a energia cinética será expressa em joule (J).

Fórmula da energia cinética

01 – (PUC-RIO 2007) Sabendo que um corredor cibernético de 80 kg, partindo do repouso, realiza a prova de 200 m em 20 s mantendo uma aceleração constante de a = 1,0 m/s², pode-se afirmar que a energia cinética atingida pelo corredor no final dos 200 m, em joules, é:

a) 12000
b) 13000
c) 14000
d) 15000
e) 16000


Solução do exercício: não foi informado diretamente o valor da velocidade quando o corredor atinge os 200m, mas foram dadas informações suficientes para calcular a velocidade. Primeiro vamos calcular a velocidade e depois calculamos a energia cinética usando a fórmula.

Energia Cinética

02 – Qual a energia cinética de uma partícula de massa 5000g cuja velocidade vale 72km/h?


Solução do exercício: observem que a massa foi dada em gramas e a velocidade em km/h. Antes de calcular a energia cinética, temos que passar a massa para quilogramas e a velocidade para m/s. Feito isso, vamos aplicar a fórmula da energia cinética.

Energia Cinética

03 – Calcule a energia cinética de um corpo de massa de 50Kg que se move a uma velocidade de 10m/s.
Solução do exercício: esse é bem direto. Temos a massa em quilogramas e a velocidade em metros por segundo, então basta aplicar os valores na fórmula da Ec.

Energia Cinética

04 – Uma moto trafega a uma velocidade constante de 93,6Km/h, quando colide com outro veículo. Qual a energia cinética da moto sabendo que sua massa é de 190000g?

Solução do exercício: tanto a velocidade quanto a massa não estão nas unidades de medida adequadas. O primeiro passo é converter a velocidade de km/h para m/s e depois passar a massa de kg para g. Feito isso, utilizamos a fórmula para calcular a Ec da moto.

Energia Cinética

05 – Um veículo com 800kg de massa está ocupado por duas pessoas, que juntas possuem 140Kg de massa. A energia cinética do conjunto veículo e passageiros é igual a 423KJ. Calcule a velocidade do veículo.


Solução do exercício: a pergunta do exercício não é o valor da energia cinética, mas o valor da velocidade do veículo! A massa total é dada pela soma das massas do veículo e dos passageiros. Substituindo os valores e isolando a velocidade encontramos seu valor.

Energia Cinética

Exercício bônus:

Energia cinética exercícios resolvidos

Veja também:

43 comentários em “Energia Cinética – Exercícios Resolvidos Passo a Passo”

  1. Pingback: Campo elétrico
  2. Pingback: Energia Cinética
  3. Você está de parabéns!
    Amei essas questões. Encontrei um exercício em outro site até semelhante a questão número 05, eu desenvolvi o cálculo e cheguei a V=89,4 m/s enquanto que o gabarito do exercício apresenta como resultado 63,2m/s. Você poderia me auxiliar na resolução correta? Eis a questão: Um objeto de massa 500g possui energia cinética de 2 kJ. Determine a velocidade desse objeto em m/s.

    Responder
  4. O último exercício está errado ! Não se pode usar joules com quilogramas, apenas quilogramas com quilojoules e gramas com joules.

    Responder
  5. Gostaria de entender este exercício: O conjunto moto mais motoqueiro possue massa inicial de 260 kg. A moto se desloca inicialmente com velocidade de 144 km/h. De repente durante a viagem uma bagagem de 30 kg cai no solo, e imediatamente o motociclista reduz a velocidade 4 vezes. Qual será a energia cinética do conjunto moto mais motoqueiro, após os eventos citados? Por favor, você poderia me ajudar???

    Responder
    • boa noite, eu subtrai 30kg de 260kg inicial, dividi a velocidade inicial 144km/h em 4X ficou 36km/h e depois converti para metros dividindo novamente 3,6, ficando 10m/s
      depois aplicar formula Ec= (m(V)²)*2 = (230(10)²)*2= 11.500J

      Responder
  6. Caio, meu caro, todos os cálculos estão corretos. Divide-se apenas um numerador por dois por questão de simplificação. Se ambos os numeradores fossem divididos, o resultado estaria incorreto.

    Responder

Deixe um comentário