Força elétrica – Lei de Coulomb: a força entre cargas elétricas

Como já havia introduzido quando escrevi sobre campo elétrico, existe uma força que age quando há duas ou mais cargas elétricas próximas umas das outras.Se duas ou mais cargas, positivas ou negativas, são postas de forma que a distância permite a interação entre elas, então haverá uma força atuando nos corpos eletrizados.
Existem três possibilidades de interação entre as cargas. Conforme ilustrado na figura abaixo, quando as cargas possuem o mesmo sinal, a interação é de repulsão e quando as cargas são de cargas opostas a interação é de atração.
lei de coulomblei de coulomb

O cientista responsável por esta descoberta foi Charles Augustin de Coulomb. Em sua homenagem, a essas interações foi dado o nome de Lei de Coulomb.

Lei de Coulomb

Coulomb conseguiu criar uma fórmula matemática para calcular a força elétrica que existe entre as cargas. A definição da Lei de Coulomb: “A intensidade da força de atração ou de repulsão entre duas cargas elétricas é diretamente proporcional às cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separam.”
Fórmula força eletrica

F = Força elétrica
Q1: Carga1
Q2: Carga 2
d: distância entre Q1 e Q2
K0=9x109N⋅m2/C2 (no vácuo)

Princípio da Superposição

Apesar de parecer estranho, a força elétrica entre duas cargas (Q1,Q2) não se altera ao inserirmos uma terceira carga. O que acontece de verdade é uma força resultante da soma vetorial.
Princípio da Superposição

Exercício de força elétrica resolvido

1 – Calcule a força elétrica no vácuo entre duas cargas distantes 12cm uma da outra. Indique se a força é de repulsão ou de atração. Sabe-se que Q1 = 3×10-4 e Q2 = 5×10-4. K0=9x109N⋅m2/C2
O primeiro passo é anotar os dados do exercício.
Q1 = 3×10-6 C
Q2 = 5×10-6 C
d = 12cm = 0,12m
K0=9x109N⋅m2/C2
Agora é só utilizar a fórmula
Exercicío de lei de coulomb