Regra de 3 Composta

Regra de 3 CompostaA regra de 3 composta possui 3 ou mais grandezas. Grandezas são tudo que podem ser medidas como velocidade, tempo, dinheiro, capacidade, volume, área, comprimento, etc.
Como montar uma regra de 3 composta?
Primeiro temos que identificar todas as grandezas envolvidas no problema e organiza-las em colunas de uma tabela. Feito isso, identificamos todos os valores referentes às grandezas do problema e colocamos nas linhas das colunas.
Agora colocamos uma seta para cima ou para baixo – você decide – na grandeza com a incógnita e verificamos se as outras grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais à grandeza com a incógnita. As grandezas que forem diretamente proporcionais devem receber uma seta no mesmo sentido que a grandeza com a incógnita e as grandezas inversamente proporcionais devem receber uma seta em sentido oposto.
O próximo passo é isolar a fração com o a incógnita de uma lado da equação e do outro lado vamos multiplicar as outras frações, observando que as frações que forem inversamente proporcionais devem ser invertidas.
Agora é só resolver a equação.
Exemplo Passo a Passo: Para concluir uma obra em 12 dias é necessário 4 operários trabalhando 6 horas por dia. Em quantos dias será possível concluir a obra se trabalharem 10 operários, 8 horas por dia?
Solução Passo a Passo:
Grandezas: Dias, Operários e Horas por Dia (h/d)
Regra de 3 composta e11
Agora colocamos as setas, indicando se são diretamente ou inversamente proporcionais. Essa relação tem sempre que ser entre a grandeza com a incógnita e a sem incógnita. No nosso caso a comparação é entre (Dias x Operários) e (Dias x h/d).
Quanto mais operários mais dias para terminar a obra?
Quanto mais h/d mais dias para terminar a obra?
Em ambos os casos a resposta é não, logo as grandezas Operários e h/d são inversamente proporcionais à grandeza Dias.
Regra de 3 composta e12
Regra de 3 composta e13

Uma resposta para “Regra de 3 Composta”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.