Conceito de Velocidade Instantânea
A velocidade instantânea é a velocidade medida em um determinado momento. Diferente da velocidade média, que mede a velocidade média durante um percurso em uma variação de tempo, a velocidade instantânea mede a velocidade em um instante específico.
A pergunta que se faz quanto tratamos de velocidade instantânea é “qual a velocidade do veiculo 10 segundos depois da partida?” . Outro bom exemplo de velocidade instantânea são os radares eletrônicos. Geralmente, um motorista vem a uma velocidade acima do permitido e quando chega próximo aos radares eletrônicos pisam no freio e o radar captura a velocidade abaixo do máximo permitido. A velocidade capturada pelo radar é a velocidade instantânea do veículo, ou seja, a velocidade naquele instante em que o veículo já havia desacelerado.
Veja também:
Fórmula da Velocidade Instantânea
Quando falamos em fórmula da velocidade instantânea, devemos lembrar que em MRU a velocidade é constante, portanto a velocidade é sempre a mesma. A fórmula da a seguir é aplicada quando há aceleração. A fórmula é:
Em que,
v: velocidade
v0: velocidade inicial
a: aceleração
t: tempo
Derivada da Velocidade Instantânea
Gráfico da Velocidade Instantânea
O gráfico da velocidade instantânea é dado em função do tempo. Sendo as variáveis velocidade inicial e aceleração duas constantes, o gráfico representará a variação da velocidade em função do tempo. Vendo o gráfico, podemos concluir que é uma reta. Isso porque a fórmula da velocidade instantânea é uma função de primeiro grau, não possui variável elevada ao quadrado ou maior.
Exercícios Resolvidos Velocidade Instantânea
Agora que a explicação está completa, vamos aos exemplos de como calcular a velocidade instantânea utilizando a fórmula.
1 – Um veículo trafega com aceleração constante de 10m/s². Qual a velocidade do veículo após 8 segundos, sabendo que a velocidade inicial do veículo era de 4m/s?