MRUV exercícios resolvidos

1 – Um caminhão passou no quilômetro 100 de uma rodovia com velocidade de 50,0km/h, manteve essa velocidade até o quilômetro 110, quando freou uniformemente e parou em uma placa que indicava 120,0km. No instante em que o caminhão passou no quilômetro 100, uma motocicleta que se encontrava parada nesse local partiu com movimento uniformemente acelerado durante parte do percurso e uniformemente retardado em seguida, até parar no quilômetro 120, chegando junto com o caminhão. 

Nessas condições, a velocidade máxima da motocicleta, em km/h, foi, aproximadamente, igual a

  • 70
  • 69
  • 67
  • 65
  • 60

2 – Duas crianças disputam um saco de balas que se situa exatamente na metade da distância entre elas, ou seja, d/2, onde d = 20 m. A criança (P) corre com uma velocida- de constante de 4,0 m/s. A criança (Q) começa do repou- so com uma aceleração constante a = 2,0 m/s² . Qual a afirmação verdadeira?

  • (P) chega primeiro ao saco de balas, mas a velocidade de (Q) nesse instante é maior.
  • (Q) chega primeiro ao saco de balas, mas a velocidade de (P) nesse instante é maior.
  • (P) chega primeiro ao saco de balas, mas a velocidade de (Q) é igual à de (P), nesse instante.
  • (Q) chega primeiro ao saco de balas, mas a velocidade de (Q) é igual à de (P), nesse instante.
  • (P) e (Q) chegam ao mesmo tempo ao saco de balas, e a velocidade de (Q) é igual à de (P).

3 – Considere que um carro se move a 54 km/h e está a 31,5 m de um semáforo, quando a luz desse semáforo fica vermelha. O motorista imediatamente aciona os freios, entrando em MRUV e imprimindo uma desaceleração constante ao veículo. A pista está molhada, e o motorista não consegue parar o carro antes do semáforo, passando por ele, ainda vermelho, 3 segundos após o início da freada. Analise os itens que se seguem:

I- A desaceleração do carro durante a freada tem um módulo de 3 m/s2 . 
II- O módulo da velocidade do carro no instante em que passa pelo semáforo é de 21,6 km/h. 
III- Para conseguir parar o carro no local onde está o semáforo, o motorista deveria imprimir uma desaceleração constante com módulo de 5,5 m/s2 . 
IV- Para conseguir parar o carro no local onde está o semáforo com uma desaceleração constante, o motorista levaria um tempo menor que 3 segundos. 

Marque a única alternativa que contém todos os itens corretos:

  • I e II.
  • I e III.
  • II e III.
  • II e IV.

4 – Um carro, deslocando-se em uma pista horizontal à velocidade de 72 km/h, freia bruscamente e trava por completo suas rodas. Nessa condição, o coeficiente de atrito das rodas com o solo é 0,8.

A que distância do ponto inicial de frenagem o carro para por completo?

Considere: g = 10 m/s2

  • 13 m
  • 25 m
  • 50 m
  • 100 m
  • 225 m

5 – Um automóvel, em eficiência máxima, é capaz de aumentar sua velocidade de 0 a 90 km/h num intervalo de tempo de 12s. Supondo que esse automóvel movimente-se em MRUV, ou seja, com aceleração constante ao longo de uma pista de corridas retilínea, a distância percorrida por ele para atingir a velocidade final é de, aproximadamente,

  • 7,50 m.
  • 43,3 m.
  • 150 m.
  • 300 m.
  • 540 m.

06 – Um trem percorre um trajeto com velocidade escalar constante de 90 km/h. Em um determinado instante, o sistema de freio do trem é acionado, provocando uma desaceleração constante de 5,0 m/s² até o trem parar. A distância percorrida durante o percurso em MRUV foi de:

  • 20,5 m
  • 22,5 m
  • 30,4 m
  • 45,8 m
  • 62,5 m

07 – Um ponto material em MRUV adquire velocidade que obedece à função V = 60 – 20 t (no SI). Desse modo, a velocidade no instante 2s seria igual a:

  • 10 m/s
  • 15 m/s
  • 20 m/s
  • 25 m/s
  • 30 m/s

08 – Um carro trafega a uma velocidade de 36 km/h. Quando freado, para somente após percorrer 25 metros. Nessas condições, a aceleração introduzida pelos freios será de:

  • 5 m/s2
  • – 5 m/s2
  • 2 m/s2
  • -2 m/s2
  • -4 m/s2

09 – Na análise de um acidente, o perito observou que, em função dos danos provocados no veículo, sua velocidade no momento do impacto era de, no mínimo, 36,0 km/h e que a marca deixada pelos pneus do automóvel, ao serem travados pela frenagem, atingia 15,0 metros. Sabendo que o coeficiente de atrito cinético entre esses pneus travados e o asfalto seco é de 1,8, que não choveu no dia do acidente, que a força de atrito sofre um acréscimo de 10% em função da resistência do ar, esse perito concluiu que, certamente, no início da frenagem, a velocidade aproximada do veículo era de, no mínimo:

  • 80,0 km/h
  • 83,0 km/h
  • 88,0 km/h
  • 95,0 km/h
  • 99,0 km/h

10 – Um motorista não sabe o caminho para uma cidade. Ele resolve ficar parado na estrada esperando passar um ônibus para aquele destino. Quando finalmente isso acontece, o ônibus passa e mantém velocidade constante de 72,0 km/h. O motorista entra no carro e, 75,0 s depois de o ônibus passar, parte atrás dele com aceleração constante de 2,00 m.s-2 
Qual é, aproximadamente, em metros, a distância percorrida pelo carro até alcançar o ônibus?

  • 4,00 x 102
  • 1,00 x 103
  • 1,50 x 103
  • 2,50 x 103
  • 3,00 x 103

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