Conceito de Velocidade Instantânea
A velocidade instantânea é a velocidade medida em um determinado momento. Diferente da velocidade média, que mede a velocidade média durante um percurso em uma variação de tempo, a velocidade instantânea mede a velocidade em um instante específico.
A pergunta que se faz quanto tratamos de velocidade instantânea é “qual a velocidade do veiculo 10 segundos depois da partida?” . Outro bom exemplo de velocidade instantânea são os radares eletrônicos. Geralmente, um motorista vem a uma velocidade acima do permitido e quando chega próximo aos radares eletrônicos pisam no freio e o radar captura a velocidade abaixo do máximo permitido. A velocidade capturada pelo radar é a velocidade instantânea do veículo, ou seja, a velocidade naquele instante em que o veículo já havia desacelerado.
Veja também:
Fórmula da Velocidade Instantânea
Quando falamos em fórmula da velocidade instantânea, devemos lembrar que em MRU a velocidade é constante, portanto a velocidade é sempre a mesma. A fórmula da a seguir é aplicada quando há aceleração. A fórmula é:
Em que,
v: velocidade
v0: velocidade inicial
a: aceleração
t: tempo
Derivada da Velocidade Instantânea
Gráfico da Velocidade Instantânea
O gráfico da velocidade instantânea é dado em função do tempo. Sendo as variáveis velocidade inicial e aceleração duas constantes, o gráfico representará a variação da velocidade em função do tempo. Vendo o gráfico, podemos concluir que é uma reta. Isso porque a fórmula da velocidade instantânea é uma função de primeiro grau, não possui variável elevada ao quadrado ou maior.
Exercícios Resolvidos Velocidade Instantânea
Agora que a explicação está completa, vamos aos exemplos de como calcular a velocidade instantânea utilizando a fórmula.
1 – Um veículo trafega com aceleração constante de 10m/s². Qual a velocidade do veículo após 8 segundos, sabendo que a velocidade inicial do veículo era de 4m/s?
Parabéns, pela didática na explicação. Sem sombra de dúvida esclareceu minhas dúvidas a respeito de Velocidade Instantânea. Obrigado por compartilhar seu conhecimento e agregar valor ao meu conhecimento. E parabéns mais uma vez, pelo trabalho desenvolvido aqui.
gostei da pagina, e gostaria muito de aprender convosco.
De facto preciso mais para entender
Gostei da página
gostei muito da pagina
formulas
Foi uma boa ajuda valeu estou grata deu pra entender Amanhã estou salva
Um atleta corre diariamente 10 km em 2h no km 3 do percurso sua velocidade e de 0,5km h qual sua velocidade instantânea
5
Quero saber resolver problemas de equação Mu
Parabéns pelo site!!! Deu para ajudar, precisa rever o negócio da velocidade média, mas está bom! Valeu.
Vc diz q vm é a MÉDIA das velocidades, mas isso não é verdade, pois se fosse a média a fórmula seria vm = (v1 + v2) / 2, mas na verdade, calcula-se a vm = (sf – si)/(t2 – t1)
Bom, quando se subtrai a concentração final pela inicial, aí quere-se achar a concentração média e o mesmo ocorre com relação ao tempo.
logo para calcular a Vm dera dado pela fórmula velocidade média será dada pela razão da concentração média pelo tempo médio
Nesse caso não está tentando determinar uma velocidade media, e sim a velocidade real.
um pouco ele deveria melhorar
um móvel está em movimento uniforme variado de equação X=3t2-6t+5.Calcu o alongamento e o instante t correspondente a mudança do sentido do movimento
Opahh
Como calcular a velocidade instantania do movel que si desloca segundo a lei x=-2t²+3 quando t=33 por favor preciso uma ajuda
substitui no t²
se precisar de derivar primeiro : (caso esteja derivado nao precisa fazer este processo abaixo )
x= – 2t*2 + 3
x= 2(-2)t*2-1 + 0
x= -4t*1
agora somente substituir o valor t pelo (t=33)
x=-4 (33)*1
x= – 132 m/s
deriva e substitui por 33
Queria saber:
De Brasilia DF ate Vitoria ES, quantos gastam horas durante a viagem de 1246 km com a velocidade media de 80 km/h.
Calcule também:
100 km/h
120 km/h
Obrigado.
Cesar Nunes
kkkkkkkkkkkkk
15:57hras
12:46hras
10:38hras
respectivamente