Para mover um objeto que está em repouso é preciso aplicar força sobre o ele, assim como é preciso aplicar força sobre um objeto em movimento para poder pará-lo. Considere um objeto de massa m. Ao aplicar força esse objeto passa a se movimentar e adquire uma aceleração. Força e aceleração são duas grandezas diretamente proporcionais, isto quer dizer que quanto maior a força aplicada, maior será a aceleração adquirida e vice versa.
Fórmula da Força
Faça Mais Amor. Quem nunca escutou o professor passar esse macete para decorar a fórmula da força?! Newton chegou a conclusão que força é igual ao produto da massa pela sua aceleração. Traduzindo em uma fórmula fica assim:
Legenda
F: Força (N)
m: massa (Kg)
a: aceleração (m/s²)
Força Resultante
Força resultante é a soma vetorial das forças que atuam sobre um corpo. Por se tratar de uma grandeza vetorial a força possui módulo (valor), direção (horizontal, vertical, diagonal…) e sentido (direita, esquerda, cima, baixa…). Quando existe somente uma força atuando sobre um corpo, então a força resultante será de mesmo módulo, direção e sentido dessa força. Entretanto, se tive mais uma força sobre o corpo, então teremos que calcular a força resultante. A aceleração sempre terá mesma direção e sentido da força resultante.
Força Peso
Considerando a aceleração da gravidade que age sobre os corpos, é possível aplicar a 2ª Lei de Newton para calcular a força peso.
Conforme ilustrado na figura acima, um objeto de massa m em queda livre vai ter uma força peso P empurrando-o para baixo a uma aceleração a, que na Terra vale aproximadamente 9,8m/s².
Exercício de 2ª Lei de Newton
1 – Calcule a força resultante sobre o um bloco de massa 5 Kg e aceleração de 3 m/s².
O primeiro passo é anotar os dados
m = 5 Kg
a = 3 m/s²
Agora é só colocar na fórmula
gostei mas queria chegar mais longe
Muito obrigado pela atenção e fico no aguardo para saber mais informações você está de parabéns pelo seu trabalho continue assim