Ir para conteúdo principal

Como calcular tempo

O tempo é uma grandeza muito utilizado na física, principalmente na cinemática. Utilizamos o tempo para calcular a velocidade e aceleração, por exemplo. Geralmente, os exercícios pedem para determinar a velocidade e já informam o tempo gasto no próprio enunciado, mas nem sempre é assim.

Além do cálculo do tempo aplicado na física, vamos ver como calcular o tempo para aposentadoria pelo INSS.

Em alguns casos, o exercício pede o tempo gasto para percorrer determinada distância. Nesse caso, como vamos calcular o tempo se só vimos fórmulas da velocidade? A resposta é simples, todas as fórmulas da velocidade que envolvem tempo, também são fórmulas do tempo. O que devemos fazer para calcular o tempo é isolar a incógnita do tempo na fórmula.

Fórmulas do tempo

Para calcular o tempo, utilize as fórmulas da cinemática.
Como Calcular Tempo
Dica: não altere as fórmulas da velocidade para obter novas fórmulas para o tempo. Simplesmente utilize a fórmula da velocidade e isole o tempo. Não há necessidade de decorar novas fórmulas.

A única fórmula que não envolve o tempo é a Fórmula de Torriceli, todas as demais possuem o tempo na composição. Outra observação interessante é que na Fórmula Horária do Espaço o tempo está elevado ao quadrado, portanto teremos duas raízes para equação.

Tempo na velocidade média

1 – Um veículo percorreu 300km a uma velocidade média de 60km/h. Quanto tempo durou esse trajeto?
Vamos utilizar a fórmula da velocidade média e isolar a variável tempo.
Calcular tempo exercício 01
Portanto, calculamos que o tempo gasto foi de 5 horas.
2 – Calcule o tempo necessário para uma pessoa percorrer uma maratona de 42km com uma velocidade média de 3m/s.
O primeiro passo é observar que as unidades de medida da distância com a velocidade estão incompatíveis, portanto devemos fazer a conversão. Vou transformar a distância, então fica:
42km = 42000m
O segundo passo é utilizar a fórmula para determinar o tempo.
Calcular tempo exercício 02
O exercício está resolvido, mas vamos melhorar? Quanto é 14000 segundos?
Para converter segundos para minutos devemos dividir por 60 e de minutos para horas dividimos novamente por 60. Então, para passar de segundos para horas dividimos por 3600.
14000/3600=3,89 horas