Veja abaixo como calcular área de diversas figuras geométricas. Aqui você vai encontrar a fórmula e aprender como calcular área. Essa matéria envolve tanto geometria plana quanto geometria espacial.
Como calcular área do triângulo
O triângulo é uma figura geométrica plana. Existem 3 tipos de triângulos, em relação à medida dos lados:
• Triângulo isósceles: possui 2 lados com medidas iguais.
• Triângulo escaleno: todos os 3 lados possuem medidas diferentes.
• Triângulo eqüilátero: todos os lados possuem a mesma medida.
Além disso, existem 3 classificação de triângulos quanto à medida dos ângulos internos:
• Triângulo retângulo: um dos ângulos internos é igual a 90°.
• Triângulo ocutângulo: todos os ângulos internos são menores do que 90°.
• Triângulo obtusângulo: um dos ângulos internos é maior do 90°.
O triângulo é um figura formada por 3 lados. Um dos lados, que vamos chamar de base, porque geralmente fica na base, será nossa referência para a altura do triângulo. Todo triângulo possui altura, e ela é a medida que vai do vértice acima da base e desce reto até a base, formando um ângulo reto na base.
Pode-se dizer que essa é fórmula geral da área do triângulo, pois existem muitas formas de calcular a área de um triângulo, mas esta é a mais abrangente.
A fórmula da área do triângulo é a base multiplicada pela altura dividido por 2.
Como calcular área do quadrado
O quadrado é uma figura geométrica plana. Sua principal característica é que todos os 4 lados possuem a mesma medida.
Para calcular a área do quadrado, basta saber a medida do lado.
A fórmula da área do quadrado é a medida do lado ao quadrado. Simples assim mesmo.
Como calcular área do círculo
O círculo é uma figura geométrica plana. Por ser uma figura circular, não temos lados, mas temos o raio e o PI. O raio é a medida que vai, em linha reta, do centro do círculo até uma das extremidades do círculo. O PI é uma constante muito importante na matemática. Na maioria dos casos utiliza-se PI como 3,14.
A fórmula da área do círculo é o produto de PI pelo quadrado do raio.
Como calcular área do retângulo
O retângulo é uma figura geométrica plana. Muito parecido com o quadrado, o retângulo possui os lados paralelos com a mesma medida. Para o retângulo, vamos utilizar as denominações de base e altura para identificar os lados. A base é a parte que fica na base e a altura é a parte que forma um ângulo de 90° com a base.
A fórmula da área do retângulo é a multiplicação da base vezes a altura (lado menor pelo lado maior).
Como calcular área do cilindro
A área do cilindro é formado por 2 círculos que formam as bases do cilindro e por um retângulo que forma a área lateral do cilindro. Fica melhor de fazer essa observação com a figura de um cilindro recortado. Veja:
A altura do cilindro é a medida que vai de uma base até a outra. Agora, uma observação importante! O perímetro da circunferência que forma a base é igual à medida do comprimento do retângulo que ser forma quando abrimos o cilindro.
A área total do cilindro será a soma da área de 2 círculos mais a área lateral que é um retângulo.
Como calcular área do trapézio
O trapézio é uma figura geométrica plana. Trata-se de um quadrilátero que possui 2 lados paralelos. A soma dos ângulos internos é igual a 360°. O trapézio pode ser classificado conforme abaixo:
• Trapézio retângulo: possui 2 ângulos internos igual a 90°.
• Trapézio isóscele: os 2 lados não paralelos são congruentes.
• Trapézio escaleno: os 2 lados não paralelos não são congruentes.
Vamos chamar os lados paralelos de base menor e base maior. Obviamente, o lado menor é a base menor e o lado maior é a base maior. Outro elemento importante no trapézio é a altura. A altura de um trapézio é dada pela medida da reta que vai de uma base até a outra, formando um ângulo de 90°.
A fórmula da área do trapézio é a soma da base menor com a base maior, multiplicado pela altura e dividido por 2.
Como calcular área do hexágono regular
O hexágono regular é uma figura geométrica plana, formado por 6 triângulos equiláteros, portanto sua área é igual a 6 vezes a área de um dos triângulos que formam o hexágono regular. O apótema é dado pela medida que vai do centro de um polígono regular até um de seus lados, formando um ângulo de 90°. No caso do hexágono regular, o apótema é do que a altura do triângulo interno que forma o hexágono.
A fórmula do apótema é a medida de um lado multiplicado pela raiz quadrada de 3, dividido por 2.
A fórmula da área do hexágono regular é o produto de 3 vezes a medida de uma lado ao quadrado vezes raiz quadrada de 3, dividido por 2.
Como calcular área do losango
O losango é uma figura geométrica plana. A maior característica do losango é que suas diagonais são perpendiculares, ou seja, no ponto em que se encontram formam um ângulo de 90°. A soma dos ângulos internos do losango é igual a 360°.
Para calcular a área do losango temos que saber a medida das diagonais. O losango possui duas diagonais, sendo uma maior (D) e outra menor (d).
A fórmula da área do losango é o produto da diagonal maior com a diagonal menor, dividido por 2.