Como Calcular

Teorema de Pitágoras Exercícios Resolvidos

O Teorema de Pitágoras é certamente um dos mais importantes e conhecidos teoremas matemáticos. O destaque dado ao Teorema de Pitágoras é a devido a grande contribuição desse teorema para a engenharia. Sabemos que é uma matéria bastante cobrada nos vestibulares e em alguns concursos públicos, então disponibilizamos alguns exercícios resolvidos para ajudar no entendimento dessa matéria.

Exercício 01 – (PM ES 2013) A diagonal de um retângulo mede 10 cm, e um de seus lados mede 8 cm. A superfície desse retângulo mede:

a) 40 cm²
b) 48 cm²
c) 60 cm²
d) 70 cm²
e) 80 cm²

A área do retângulo é dada pelo produto da base pela altura:

Exercício 02 – No cone abaixo, a altura mede 20 cm e o diâmetro da base mede 10 cm. Calcule a medida de l.

Se o diâmetro mede 10 cm, então o raio mede 5 cm. Utilizando o teorema de Pitágoras, podemos calcular a medida de l. A altura é um dos catetos, o raio é o outro cateto e l é a hipotenusa.

Exercício 03 – (Uflavras) Qual deve ser a altitude do balão para que sua distância ao topo do prédio seja de 10 km?


a) 6 km
b) 6.200 m
c) 11.200 m
d) 4 km
e) 5 km
Nesse exercício, o importante é enxergar onde é possível formar um triângulo retângulo para poder usar o teorema de Pitágoras. Para facilitar, contornei com a cor verde o desenho do triângulo retângulo. Agora é só utilizar a fórmula do teorema de Pitágoras. OBS: Atenção com a unidade de medida.


Como ‘x’ é a altura do telhado do prédio até o balão e a altura do prédio é de 200 m, então a altura do balão até o chão é de 6.200 m.

Sair da versão mobile