Como calcular IMC – Índice de Massa Corporal

como calcular imcMuito se fala sobre o IMC. Todos os anos as grandes emissoras de TV produzem uma matéria para falar sobre o assunto. Para quem nunca assistiu a uma reportagem sobre IMC, ou se já assistiu e deseja saber mais sobre o assunto nesse artigo vou explicar tudo que é importante sobre IMC.

O que é IMC?

IMC é a sigla em português para Índice de Massa Corporal. O IMC é adotado pela OMS(Organização Mundial da Saúde) como uma forma de medir se uma pessoa está acima, abaixo ou no seu peso ideal. A fama desse índice se dá não só por ser de padrão internacional, mas por ser um índice fácil de ser calculado. Qualquer pessoa com uma balança e uma fita métrica pode calcular o IMC, nem precisa de calculadora, mas se tiver ajuda.
Outros índices de obesidade
O IMC não é o único índice de obesidade. É possível medir o grau de obesidade através de outros índices. Os mais importantes são a medida da circunferência da cintura, gordura corporal e IAC.

IMC significa Índice de Massa Corporal. O IMC é adotado pela OMS(Organização Mundial da Saúde) como uma forma de medir se uma pessoa está acima, abaixo ou no seu peso ideal. Lembrando que não é recomendado tomar o resultado do IMC como fator determinante para medir seu grau de obesidade. O cálculo do IMC não é compatível com a realidade para todas as pessoas. Os atletas, por exemplo, não devem utilizar o cálculo do IMC como parâmetro, pois seu corpo possui mais músculo do que gordura o que faz com que o resultado não seja compatível com seu grau de obesidade. Vou ensinar como calcular o IMC.

Fórmula do IMC

calcular imc
Fórmula para calcular o imc – Índice de Massa Corporal
Cálculo IMC Situação
Abaixo de 18,5 Você está abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9 Você está em seu peso normal
Entre 25,0 e 29,9 Você está acima de seu peso
Entre 30,0 e 34,9 Obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9 Obesidade grau II
40,0 e acima Obesidade grau III
38 Comments

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado.