Tabela Price – Sistema Frances

Tabela PRICE logoA tabela PRICE é um sistema de amortização caracterizada por suas prestações constantes durante o prazo do financiamento. São características da tabela PRICE:
• Prestação constante
• Amortização crescente
• Juros decrescente
O sistema de amortização PRICE é muito utilizado em empréstimos pessoais e financiamentos de veículos, principalmente.

Como calcular Tabela PRICE

O cálculo da tabela PRICE é feita a partir dos seguintes dados: valor financiado (capital), prazo de financiamento e taxa de juros. Lembrando que a maioria dos bancos utiliza a capitalização diária dos juros e que a unidade de tempo do prazo deve coincidir com a unidade de tempo da taxa de juros. Por exemplo, se a taxa de juros estiver ao bimestre (a.b) e o prazo for de 2 anos, deve converter 2 anos para 12 bimestres.

Prestação Tabela PRICE

A prestação fixa é a principal característica da tabela PRICE. Na montagem da Tabela PRICE é o primeiro elemento que devemos calcular. A fórmula da prestação da Tabela PRICE é:
Tabela PRICE fórmula da prestação

Juros Tabela PRICE

Os juros são é a parte da parcela que não será abatida do saldo devedor. Pode-se dizer que é onde o credor tem lucro. O cálculo dos juros é feito após o cálculo da prestação. Os juros é dado pelo produto da taxa com o saldo devedor.
Tabela PRICE juros
Muitos exercícios de concursos públicos pedem para calcular somente os juros totais pagos ao final do financiamento. Nesse caso, basta multiplicar o prazo com a parcela e desse resultado subtrair o valor financiado. O que você pagou menos o que você pegou é o juro total. A fórmula é:
Tabela PRICE juros total

Quota de Amortização Tabela PRICE

A quota de amortização é o valor que será abatido do saldo devedor. Para calcular a quota de amortização é necessário já ter calculado a prestação e os juros. A fórmula da quota de amortização é:
Tabela PRICE quota de mortização

Saldo Devedor Tabela PRICE

O saldo devedor é o quanto ainda falta do capital a ser pago para o credor. A cada prestação o saldo devedor diminui. A fórmula do saldo devedor é:
Tabela PRICE saldo devedor

Tabela PRICE Exercícios Resolvidos

1 – Um financiamento de R$2.000,00 foi dividido em 5 parcelas mensais iguais a taxa de 3%a.m. Calcule o valor da prestação e os juros pagos ao final do financiamento.
Tabela PRICE exercícios resolvidos
Para calcular os juros pagos, basta multiplicar o valor da prestação pela quantidade de prestações e subtrair do valor financiado. No nosso, exercício fica:
Tabela PRICE exercícios resolvidos

2 – Considerando o sistema PRICE de amortização, complete a tabela abaixo:
Dados:
F = 5.000,00
n = 12 meses
i = 2%a.m
Tabela PRICE exercícios resolvidos 02

Clique aqui para ver o gabarito.