Regra de 3 Simples

regra de três simplesPara fazer regra de três simples temos que saber o conceito de Grandeza. Grandeza é tudo aquilo que pode ser medido. Por exemplo, comprimento, volume, área, massa, velocidade, tempo, capacidade, dinheiro, etc.
Em uma regra de três simples há somente duas grandezas envolvidas das quais temos 4 valores e desses conhecemos somente 3. A partir dos 3 valores conhecidos aplicamos regra de três para encontrarmos o outro valor.
Como montar uma regra de três simples?
O primeiro passo é identificar as duas grandezas envolvidas e seus respectivos valores. Organize as grandezas em uma tabela, colocando as duas grandezas uma cada coluna e logo abaixo delas coloque os seus valores correspondentes.
O segundo passo é para descobrir se é uma regra de três simples diretamente ou inversamente proporcional. Para isso coloque uma seta na grandeza da incógnita. Se as grandezas forem diretamente proporcionais coloque a seta na outra grandeza no mesmo sentido e se forem inversamente proporcionais coloque uma seta em sentido contrario na outra grandeza.
Agora é só montar e resolver a equação.

Exemplo Passo a Passo de Regra de Três Simples Diretamente Proporcional

Um professor cobra R$120,00 por 3 horas de aula particular. Uma aluna que contratou 5 horas de aula com ele vai pagar quanto?
Solução passo a passo:
Grandezas: horas(tempo) e custo(dinheiro)
Note que temos duas grandezas e 3 valores conhecidos. Vamos montar a tabela:
Regra de 3 simples e11
Agora devemos colocar a seta nas grandezas. Primeiro colocamos a seta na grandeza com a incógnita – Custo. Pode colocar a seta para cima ou para baixo, a escolha é sua. Vou colocar a seta para cima. Para identificar se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais faça a seguinte pergunta: “quanto mais horas maior o custo?”. Se sim, então são diretamente proporcionais e a seta deve ser no mesmo sentido, senão são inversamente proporcionais e a seta deve ser colocada no sentido oposto. No nosso caso é sim.
Regra de 3 simples e12

Por serem diretamente proporcionais podemos simplesmente colocar em forma de fração e resolver.
Regra de 3 simples e13

Exemplo Passo a Passo de Regra de Três Simples Inversamente Proporcional

Um carro a 50Km/h faz um percurso em 5 horas. Para fazer o mesmo percurso em 3 horas qual deve ser a velocidade do carro?
Solução Passo a Passo:
Grandezas: velocidade e tempo.
Regra de 3 simples e21
Para saber se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais faça a pergunta: “quanto maior a velocidade maior o tempo?” Nesse caso é não, quanto maior a velocidade menor será o tempo gasto. Então colocamos as setas em sentidos opostos.
Regra de 3 simples e22
Como são inversamente proporcionais, vamos deixar na forma de fração e inverter a fração da grandeza inversamente proporcional.
Regra de 3 simples e23

One Comment

  1. [...] outras páginas relacionadas a regra de 3 simples: Como Calcular Regra de 3 Simples Exercícios de Regra de 3 Simples e [...]

Escreva seus Comentários