Como Calcular INCC – Exemplo passo a passo do cálculo.

O que é INCC

INCC é a sigla para Índice Nacional de Custa da Construção. O cálculo da atualização do valor de venda do imóvel na planta é feito, na maioria dos casos, conforme o INCC. A ideia por trás da aplicação do INCC é que durante a obra os custos para a construtora pode sofre variações conforme os preços dos materiais de construção, equipamentos, serviços e mão de obra. Até 1985 o INCC era somente ICC – Índice de Custo da Construção – e a pesquisa de custos abrangia somente o Rio de Janeiro. Nos anos seguintes foi ampliada a cobertura do INCC, que atualmente é feita nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília. A pesar da coleta dos preços serem feitas nessas cidades, o INCC é amplamente utilizado em todo o território nacional.

Como calcular INCC

A FGV divulga mensalmente o INCC do mês. O cálculo da atualização do preço do imóvel durante a construção é feita através da aplicação da porcentagem do INCC divulgado pela FGV. Portanto, para calcular o INCC basta saber calcular porcentagem.

Exemplo de como calcular INCC

Em fevereiro de 2014, Antônio comprou um apartamento na planta por R$100.000,00 (cem mil reais). Sabendo que até maio/2014 Antônio não efetuou nenhum pagamento e que o valor do imóvel é corrigido mensalmente pelo INCC, calcule o valor atualizado do imóvel.
Em março o INCC foi de 0,22% e em abril foi de 0,67%. O que vamos fazer é acumular essas porcentagens. Para fazer isso, basta passar ambos para a forma decimal e somar 1 (um) em cada e depois multiplica-los.
Como calcular INCC
Então o INCC acumulado dos meses de março e abril foi de aproximadamente 0,89%. Para atualizar o valor do imóvel vamos multiplicar o valor da compra pelo fator de atualização que encontramos.
Como calcular INCC
Portanto, o valor atualizado pelo INCC nesse período foi de R$100.891,47.
Em breve pretendo disponibilizar uma calculadora online para calcular a atualização do INCC.

2 respostas para “Como Calcular INCC – Exemplo passo a passo do cálculo.”

  1. Boa tarde, preciso de ajuda.
    Assinei um contrato de compra e venda (120 dias) valendo 165 mil reais e que o mesmo seria corrigido mensalmente pelo INCC. A assinatura foi em 13/08/2015.
    Hoje, 20/12/15, o proprietário do prédio alega que o apartamento vale 173 mil reais (com a correção mensal do INCC). Está correto esse novo valor?

  2. Boa tarde, comprei um apartamento no interior de São Paulo, as obras começaram aproximadamente dois anos apos ter pago o sinal para construtora.Em agosto de 2014 fui chamado para assinar com a Caixa Econômica Federal.
    Gostaria de saber se o INCC. vai ser cobrado a partir do inicio da obra, que foi em agosto de 2014, quando assinei com o banco, ou 2011, quando assinei com a construtora.
    Achei que demoraram muito para começar a obra.

Os comentários estão desativados.