Proporção Exercícios Resolvidos

Proporção – Pratique seus conhecimentos tentando resolver esses exercícios, e se não conseguir aprenda com a resolução passo a passo.

1 – Resolva os seguintes exercícios sobre proporção, encontrando o valor de X. OBS: X representa o valor que deve ser atribuído para que a proporção seja satisfeita.
Proporção Exercícios Resolvidos Passo a Passo 01a

Proporção Exercícios Resolvidos Passo a Passo 01b

Proporção Exercícios Resolvidos Passo a Passo 01c

Proporção Exercícios Resolvidos Passo a Passo 01d

Proporção Exercícios Resolvidos Passo a Passo 01e

2 – Calcule os valores de a e b, sabendo que a+b = 30 e que Proporção Exercícios Resolvidos Passo a Passo 02.

Esse exercício vou resolver de duas formas. A primeira é utilizando uma propriedade da proporção e a segunda é utilizando sistemas. Para ver a segunda solução clique aqui.
Proporção Exercícios Resolvidos Passo a Passo  02b

3 – Na proporção Proporção Exercícios Resolvidos Passo a Passo  03calcule o valor de X e Y sabendo que x+y=18.

Proporção Exercícios Resolvidos Passo a Passo 03a

4 – (UERE 2012) Segundo uma reportagem, a razão entre o número total de alunos matriculados em um curso e o número de alunos não concluintes desse curso, nessa ordem, é de 9 para 7. A reportagem ainda indica que são 140 os alunos concluintes desse curso. Com base na reportagem, pode-se afirmar, corretamente, que o número total de alunos matriculados nesse curso é
a) 180
b) 260
c) 490
d) 520
e) 630
Para resolver esse exercício de proporção, temos que interpretar as informações do enunciado da questão. Se 140 representam os concluintes, então vamos representar por x os nãos concluintes. Logo, o total de matriculados é de (x+140). Com isso, vamos montar nossa proporção:
Proporção Exercícios Resolvidos Passo a Passo 04

5 – (VNSP 2012) Em uma padaria, a razão entre o número de pessoas que tomam café puro e o número de pessoas que tomam café com leite, de manhã, é 2/3. Se durante uma semana, 180 pessoas tomarem café de manhã nessa padaria, e supondo que essa razão permaneça a mesma, pode-se concluir que o número de pessoas que tomarão café puro será:
a) 72
b) 86
c) 94
d) 105
e) 112
Analisando o exercício, observamos que 180 é a soma da quantidade de pessoas que tomaram café puro ou café com leite. Vamos representar com a letra P os que tomaram café puro e com a letra L os que tomaram café com leite. Agora é montar e resolver utilizando a mesma propriedade da proporção usada no exercício 02.
Proporção Exercícios Resolvidos Passo a Passo 05

4 respostas para “Proporção Exercícios Resolvidos”

  1. Boa tarde, prestei um concurso para sargento da PM de SP e não consegui resolver o seguinte exercício: Certo dia em uma empresa, a razão de funcionários com gripe e o nº de funcionários sem gripe era de 2/5. No dia seguinte, 4 funcionários sem gripe, pegaram gripe e o nº dos já gripados permaneceu o mesmo. Sabendo que a nova razão entre gripados e não gripados, nessa ordem, passou para 5/9. Pode-se concluir que o nº de funcionários dessa empresa é?
    Vcs podem me ajudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.