Energia Cinética – Exercícios Resolvidos Passo a Passo

A energia cinética é dada pelo produto da massa pelo quadrado da velocidade dividido por dois, portanto a energia cinética é a energia de um corpo em movimento. Lembrando que a massa deve estar em quilogramas (Kg) e a velocidade em metros por segundo (m/s), dessa forma a energia cinética será expressa em joule (J).A fórmula matemática é:
Fórmula Energia Cinética
01 – (PUC-RIO 2007) Sabendo que um corredor cibernético de 80 kg, partindo do repouso, realiza a prova de 200 m em 20 s mantendo uma aceleração constante de a = 1,0 m/s², pode-se afirmar que a energia cinética atingida pelo corredor no final dos 200 m, em joules, é:
a) 12000
b) 13000
c) 14000
d) 15000
e) 16000
Solução do exercício: não foi informado diretamente o valor da velocidade quando o corredor atinge os 200m, mas foram dadas informações suficientes para calcular a velocidade. Primeiro vamos calcular a velocidade e depois calculamos a energia cinética usando a fórmula.
Energia Cinética

02 – Qual a energia cinética de uma partícula de massa 5000g cuja velocidade vale 72km/h?
Solução do exercício: observem que a massa foi dada em gramas e a velocidade em km/h. Antes de calcular a energia cinética, temos que passar a massa para quilogramas e a velocidade para m/s. Feito isso, vamos aplicar a fórmula da energia cinética.
Energia Cinética

03 – Calcule a energia cinética de um corpo de massa de 50Kg que se move a uma velocidade de 10m/s.
Solução do exercício: esse é bem direto. Temos a massa em quilogramas e a velocidade em metros por segundo, então basta aplicar os valores na fórmula da Ec.
Energia Cinética

04 – Uma moto trafega a uma velocidade constante de 93,6Km/h, quando colide com outro veículo. Qual a energia cinética da moto sabendo que sua massa é de 190000g?
Solução do exercício: tanto a velocidade quanto a massa não estão nas unidades de medida adequadas. O primeiro passo é converter a velocidade de km/h para m/s e depois passar a massa de kg para g. Feito isso, utilizamos a fórmula para calcular a Ec da moto.
Energia Cinética

05 – Um veículo com 800kg de massa está ocupado por duas pessoas, que juntas possuem 140Kg de massa. A energia cinética do conjunto veículo e passageiros é igual a 423KJ. Calcule a velocidade do veículo.
Solução do exercício: a pergunta do exercício não é o valor da energia cinética, mas o valor da velocidade do veículo! A massa total é dada pela soma das massas do veículo e dos passageiros. Substituindo os valores e isolando a velocidade encontramos seu valor.
Energia Cinética

Devido ao número de dúvidas nos comentários não consigo responder a todos, mas muitas vezes outros usuários respondem, portanto se tiver dúvida em algum exercício sobre energia cinética, coloque nos comentários.

9 respostas para “Energia Cinética – Exercícios Resolvidos Passo a Passo”

  1. Caio, meu caro, todos os cálculos estão corretos. Divide-se apenas um numerador por dois por questão de simplificação. Se ambos os numeradores fossem divididos, o resultado estaria incorreto.

    1. para transformar km/h em m/s divide por 3,6 …então 72km/h %3,6 da 20m/s ,ta certo.

  2. Gostaria de entender este exercício: O conjunto moto mais motoqueiro possue massa inicial de 260 kg. A moto se desloca inicialmente com velocidade de 144 km/h. De repente durante a viagem uma bagagem de 30 kg cai no solo, e imediatamente o motociclista reduz a velocidade 4 vezes. Qual será a energia cinética do conjunto moto mais motoqueiro, após os eventos citados? Por favor, você poderia me ajudar???

  3. Boa Noite,

    Queria saber como você chegou ao número 470V² na questão 5

    Obrigado!

  4. O último exercício está errado ! Não se pode usar joules com quilogramas, apenas quilogramas com quilojoules e gramas com joules.

Os comentários estão desativados.