Calcular hora extra

A hora extra é o terror para alguns e a salvação financeira para outros. Os contratos de trabalho podem indicar jornadas de trabalho variado, mas os mais comuns são jornadas semanais de 30, 40 ou 44 horas. É quase padrão que nas jornadas de 30 horas semanais o empregado deve trabalhar 6 horas por dia de segunda a sexta feira, nas de 40 horas semanais o trabalho é de 8 horas diárias de segunda a sexta e nas de 44 horas semanais a diária é de 8 horas de segunda a sexta e mais 4 horas no sábado.

É considerado hora extra todo o tempo trabalhado além da jornada diária previamente combinado com o empregador. Sendo um excedente da jornada diária de trabalho o empregador deve remunerar o empregado que fez hora extra pagando 50% a mais por hora extra.
Para calcular quanto vale sua hora extra é preciso que calculemos antes o valor da sua hora normal de trabalho. Para isso deve-se dividir o valor do seu salário bruto mensal pelas horas mensais trabalhadas, sem contar as horas extras. Multiplicando esse resultado por 1,5 (50% a mais) tem-se o valor da sua hora extra.
Exemplo:
Salário bruto: R$ 1500,00
Hora extra no mês: 5 horas
Jornada de trabalho mensal: 220 horas (de segunda a sexta e sábado meio período)
Hora normal = 1500/200 = R$ 7,50
Hora extra = 7,5*1,5 = R$ 11,25
Valor da hora extra no mês = 11,25*5 = R$56,25

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