Como calcular frequencia cardíaca máxima – FCM

Calcular a frequencia cardíaca máxima (FCM) é muito importante para as pessoas que querem iniciar atividades físicas. Existe um intervalo de frequencia cardíaca ideal, que depende do objetivo dos exercícios físicos, que você deve manter durante os exercícios físicos para obter melhores resultados e evitar contusões. Esse intervalo é geralmente medido em porcentagem da frequencia cardíaca máxima.

Para calcular sua frequencia cardíaca máxima, basta pegar sua idade e subtrair de 220. Ex.: Se você tem 30 anos, então sua FCM é 220-30 = 190. Passando esse valor para porcentagem temos: 190/220 = 86,36%

Veja abaixo os intervalos mais comuns:

de 50% à 60%
Esse intervalo de frequencia cardíaca é indicado para pessoas que iniciaram atividades físicas recentemente e ainda não tem um bom preparo físico.

de 61% à 70%
Pessoas que praticam exercícios para perder peso devem usar esse intervalo, pois é queimada muita gordura nesse processo.

de 71% à 80%
É o intervalo “bom pra tudo”. Ajuda a melhorar a respiração, fortalece o músculo cardíaco e aumenta a resistência física. Queima muita gordura também.

de 81% à 90%
É uma frequencia cardíaca muito elevada. Só é indicado para pessoas com excelente condicionamento físico. Exige muito do coração.

de 91% à 100%
Não é indicado para ninguém! Se sua frequencia cardíaca ficar nesse intervalo, você vai se cansar logo, sentir dores e enjôos.




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